Dr. Carlos Camargo

Especialidades

Doenças mais comuns em hepatologia

A hepatologia é o estudo do fígado, paralelamente é considerada o ramo da medicina que estuda e trata de doenças relacionadas ao fígado.

Dentre as situações mais comumente vistas no consultório de hepatologia, encontramos: as hepatites, a esteatose hepática, a cirrose hepática, os tumores e o transplante de fígado.

Hepatites

Processo inflamatório do fígado, agudo ou crônico, com variados graus de dano às células hepáticas. Existem diversos tipos de hepatites como por exemplo as virais, medicamentosas, alcoólicas, e auto-imune, entre outras.

Cirrose hepática

Desestruturação da forma e da função do fígado, decorrente de processo inflamatório crônico e progressivo.

Icterícia

Pigmentação amarelada da pele e das conjuntivas, decorrente do aumento dos níveis de bilirrubinas no sangue. Pode ser um sintoma de disfunção hepática ou de obstrução dos ductos biliares.

Esteatose Hepática

Trata-se de acúmulo de gordura no fígado, podendo, ou não, estar associado a algum grau de inflamação crônica do órgão. Esta entidade está frequentemente relacionada a distúrbios metabólicos como a diabetes e a dislipidemia, e também com o sobre-peso e o consumo de bebidas alcoólicas.

Tumores

São lesões que ocupam espaço dentro do fígado, podendo se classificar em benignas e malignas.

182393